quarta-feira, 5 de maio de 2010

terça-feira, 20 de abril de 2010

Semana do Livro de Guaíba


É tempo de comemorar! (e agora sem ironias!)
Começou ontem a Semana do Livro de Guaíba!
A palestra de abertura foi sobre Terror e Vampiros na Literatura. Os ministrantes eram o psicanalista, Mario Corso, o escritor conterrâneo ganhador do último Açorianos, Altair Martins, e o escritor e jornalista, Valter Galvani. De Drácula ao Amanhecer era a proposta. E rolou isso tudo com muito bom humor.

As atividades vão até o dia 24 de abril, próximo sábado.
Por falar em sábado, votem no livro pra Mini Maratona Literária: http://semanadoslivros.blogspot.com/

Os responsáveis pelo feito: a Associação Pró-Cultura de Guaíba, a Câmara Rio-Grandense do Livro, a SETUDEC - Secretaria de Turismo, Desporto e Cultura e a SME - Secretaria Municipal de Educação de Guaíba.

Marina.

domingo, 28 de março de 2010

Sobre o caso Isabella


Infelizmente a realidade do sistema penitenciário em grande parte do Brasil, pouco auxilia na realibilitação de detentos e detentas. Não é o caso de reintegrá-los à sociedade, pois dela, ainda que com direitos limitados, não deixaram de fazer parte. Trata-se de uma readaptação para que se integrem com os demais sob um aspecto comportamental, moral e, até mesmo espiritual que ainda não conseguimos enxergar porque talvez nossos olhos estejam cegos pela sede de uma justiça artificial, (como tudo o que é obra do homem.). O que temos é um fato que envolve pessoas e amor; ou a falta dele. A sentença final é o que menos interessa , pois sem o sincero arrependimento, a justiça dos homens é ineficaz porque atinge, mas não modifica os vícios e as virtudes inerentes ao que é humano. Se mataram aquela criança, que esse homem e essa mulher tenham seu arrependimento e consigam evoluir com condições para que se tornem seres melhores do que hoje são. Isso vale para cada um de nós. Onde existe consciência, não há espaço para crime.
F.M.

domingo, 7 de março de 2010

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Desgraça pouca é bobagem


Temperaturas mais do que elevadas, terremoto no Haiti, bloco de gelo maior do que o Havaí se desprende da Antártida, terremoto no Chile, alerta de Tsunami, Yeda vai se lançar para reeleição no RS... É O FIM DO MUNDO!

F.M.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

ABRAÇO: VAI UM AÍ?


Toda forma de aproximação entre as pessoas é válida. Desde que a intenção seja a de reavivar sentimentos como carinho e afeto entre elas. É o caso do movimento do abraço grátis, o qual teve início em dois mil e um, com um único jovem, na Austrália e chegou ao Brasil ganhando adeptos e muitos simpatizantes.
Numa sociedade como a nossa, em que cresce o individualismo e a desunião, atitudes como a do abraço grátis nos mostram a que ponto chegamos com relação à afetividade. Além disso, evidenciam o quanto nos afastamos das pessoas de um modo geral.
Em um mundo no qual grande parte das pessoas tem de lidar com problemas relacionados à falta de tempo, e ao excesso de tarefas, o ser humano está cada vez menos fraterno. Ouso dizer cada vez menos ser humano. Hoje em dia, um abraço já não é mais um gesto rotineiro para muita gente. Constatação no mínimo triste.
A iniciativa do movimento, além de interessante, é também um sutil puxão de orelha em nós, dado por meio de uma brincadeira bem-humorada. Mais do que isso, é um convite à reflexão. Talvez devamos rever nossos conceitos sobre fraternidade e afeto, entre tantos outros sentimentos que também estão se perdendo.
F.M.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

É tempo de comemorar!

Ora, ora...cinquenta anos de Brasília, com direito a página na internet e tudo mais.
Logo de cara, se vê o muito bem pensado item: “50 atitudes por uma Brasília melhor”. Faça o favor de colocar o cursor do seu mouse em cima desse item e ver a bonita palavra que surge então: “cidadania”. Ótima escolha. As opções para contribuição sugerem: “doe um livro”, “doe alimentos”, “dê um abraço”. Que coisa mais linda! A minha comoção diante dessas atitudes bonitas é enorme. Tanta sensibilidade...Lindo!
Fiquei procurando as opções “doe caráter”, “doe bom senso”, “dê um soco no político de sua escolha” e não encontrei. E agora? Acho que vou enviar um e-mail com essas sugestões.
Você que chegou até aqui na leitura, perdendo o tempo com essa bobagem toda, faça um favor a si mesmo agora e leia essa breve retrospectiva, do ano que passou, em homenagem aos cinquenta anos da nossa ilustre capital. Afinal, são cinquenta anos e não podemos deixar de lembrar que temos que iniciar esse novo ano alegres e conscientes dos bons representantes que temos em nosso país.
É hora de comemorar os grandes acontecimentos anunciados em 2009 pela mídia:
Nas férias do ano passado o Senado gastou R$ 6,2 míseros milhões com horas extras. É para isso que a economia tem melhorado, não é?! É notório o avanço!
Esse pessoal adora passear e levar todo mundo junto. O Renan, tão bondoso, cedeu passagens aos primos e assessores queridos. O Temer resolveu seguir o exemplo e também usou passagens para “familiares e terceiros”. Vejam só, o Senado é tão legal que resolveu pagar passagem até para os senadores mortos darem uma voltinha. As pessoas precisam desopilar, né, gente? Entendamos.
Aliás, falando no Temer, ele e o Sarney mantiveram seus supersalários. Deve ser para ajudar nas despesas com as viagens para os lugares turísticos. Afinal, não se gasta só com a passagem, pessoal. E assim o Sarney já engorda mais a continha do exterior.
O Sarney foi a estrela desse ano, sem dúvida. Os mais de mil atos secretos devem ter sido muito úteis para contratação dos amigos, parentes e aliados dele no Senado. Ah, e tem mais a acusação de desvio de verba da Fundação Sarney.
Tem tantos bons momentos para relembrarmos e comemorarmos nessa data tão bonita, mas eu acho que você já deve estar muito cansado de ler até aqui.

Ah, só mais uma minuciosidade : esse ano é de eleição. Compreendeu?

Marina